top of page
Imagem do WhatsApp de 2023-03-31 à(s) 15.18.57.jpg

Tricotilomania

Essa doença faz o paciente sentir um desejo incontrolável e frequente de arrancar fios de cabelo e pelos de seu corpo, removendo-os de locais como o couro cabeludo, cílios, sobrancelhas e barba, que são os casos mais comuns, além da virilha, braços e pernas.

          Para diagnosticar essa doença o psiquiatra leva em conta esses aspectos:

1. Comportamento repetitivo de arrancar os cabelos, resultando em perda capilar perceptível;

2. Sensação de ansiedade crescente, imediatamente antes de arrancar os cabelos ou quando o indivíduo tenta resistir a não fazer esse ato;

3. Prazer, satisfação ou alívio ao arrancar os cabelos;

4. O distúrbio não é causado por outra doença mental nem se deve a uma condição médica geral (por exemplo, uma condição dermatológica);

5. O distúrbio causa muito sofrimento ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo. 

Quase metade dos pacientes com essa doença, depois do ato de arrancar o cabelo, ocupam-se de comportamentos, como passar o cabelo entre os lábios ou dentes, morder e arrancar a raiz ou comer o fio ou parte dele, o que é chamado de Tricofagia.

 

A frequente ausência de busca de tratamento justifica-se por não se reconhecer o comportamento como uma questão a ser tratada ou por forte sentimento de vergonha. Disfarçar a perda do cabelo usando peruca, fazendo penteados especiais ou maquiagem, usar chapéu, lenço ou boné é comum. É igualmente comum que esses pacientes evitem sair de casa, passear, nadar, fazer esportes ou se expor a situações em que a perda de cabelo ficará evidente. Alguns podem evitar lugares públicos e, às vezes, são dadas diferentes desculpas para tentar explicar a falta de cabelos.

Image by Morgan Sessions

Se vc tem esses sintomas procure ajuda especializada para se tratar e buscar restabelecer sua saúde mental e sua integridade física.  

Powered by: 

Novo logo com slogan.png
bottom of page