
​Como é feito o diagnóstico e qual o melhor tratamento para o TOC?​
​​
É feito durante a avaliação médica do paciente na consulta em que se busca pelos sintomas e sinais do TOC ao longo da vida e no momento atual. Não há nenhum exame médico nem teste psicológico a ser feito. O diagnóstico é feito pela história médica que o paciente conta.
​
O melhor tratamento é o que envolve as medicações antiobsessivas junto aos exercícios de Exposição e Prevenção de Respostas (EPR). O remédio vai diminuir a frequência e a intensidade das obsessões e controlar a ansiedade permitindo ao paciente conseguir fazer a EPR que é fundamental para vencer o TOC.
Quanto tempo dura a consulta ?​​
O tempo de duração da consulta varia para cada caso. Há pacientes com sintomas menos graves em que as consultas duram em média uma hora. Mas há casos mais intensos e com diversidade enorme de sintomas e isso pode levar a consulta a durar muito mais tempo. O importante é ser avaliado com calma, pelo tempo que for necessário para se chegar ao diagnóstico correto e assim receber o tratamento médico certo.
O tratamento é caro ? Atende convênio ?
Caro é o que não dá resultado. Caro é fazer tratamento com psiquiatra e psicólogo que não sabem tratar TOC. Infelizmente o TOC é uma doença que poucos se dedicam a estudar e tratar corretamente portanto os tratamentos deixam muito a desejar e o paciente é quem perde com isso.
Para que o portador de TOC seja bem avaliado e bem tratado ele precisa de uma consulta médica em que o psiquiatra possa se dedicar e se interessar pelo paciente e isso é difícil de ser feito através de um atendimento que não seja particular, por isso não atendo por convênio.
​